gostou?

gostou?

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Casa de Mãe: Orgia Gastronômica

Se mãe é tudo igual eu não sei.
Mas a minha é uma figura. Quer agradá-la, basta comer. Coisa que eu estou sempre tentando parar de fazer. Enfim, casa de mãe não é o lugar mais propício para viver de dieta. Casa de mãe é f...
E a minha pega pesado.
Família do Norte, é um tal apreço por tacacás, tucupis, açaís, bacuris e tantos outros nomes indígenas que quando mamãe resolve desbravar seu vasto freezer é a alegria da galera.
Para completar, meu pai fez curso de 'chef' e anda tirando onda no fogão.
Eu já tinha uma mãe sinistra de panela, agora são os dois. Que ficam disputando quem manda melhor e a disputa é acirrada.
E a filhinha visitando papai e mamãe é motivo de mesa cheia! Afinal, eles não tem mais para quem exibir as delícias que preparam, filhos todos já tomaram seu rumo fora da asa da casa deles...
Então o tema domingo era o Norte.
Para abrir o apetite, suco de taperebá. Esse eu ainda não tinha provado e entendi porque. Não tem lá grande aceitação... Mas tomei um copão. Afinal, mãe é mãe e ela fez feliz e contente pra mim. Meu pai inventou o pirarucu com tucupi e jambú (eu amo tucupi e jambú) e ficou divino. Minha mãe foi na carne de caranguejo (golpe baixo) com farofa (golpe baixíssimo). Eu não sabia qual era melhor então ficava repetindo cada hora um. Simples.
Nessas horas, a gente quase ignora os acompanhamentos básicos sem os quais eu não sobrevivo, a salada e o arroz integral.
Enfim, antes mesmo que eu fuja da mesa lá vem minha mãe com o sorriso e a sobremesa.
Ela sabe que nessa hora ela sempre me pega de jeito.
Mousse de bacuri (eu amo bacuri, embora prefira o cupuaçú) e o tradicional pudim de leite que eu consegui evitar.
Fora os bombons que brotam dos potes espalhados pela casa.
Já disse que casa de mãe é f...?
Pois é.
Para finalizar, volto pra casa com potinhos de comidinha da mamãe para a semana que adentra.
Eu gosto muito de comer bem.
Bem, eu gosto muito de comer e ponto.
Mas agora tá na hora de virar faquir por um tempo, senão terei de comprar novas calças jeans e isso é muito deprimente.
A semana na academia vai ser intensa...
Já disse que casa de mãe é f...?



Ando muito gastronômica ultimamente, não?
Praticamente a Luciana Fróes.

2 comentários:

nonsense disse...

Mãe é tudo igual sim,pelo menos na vontade de agradar os filhos e em achar que estamos sempre magrinhos e abatidos (eu não tenho mais minha mãe, mas essas coisas são inesquecíveis).
Mas de todas as maravilhosas palavras e iguarias descritas por você, minha ignorância sulista só reconheceu o pudim de leite. Que sendo de mãe, deve ser tudo igual.
Hummmm...que domingo nababesco!

d disse...

e eu fora do rio a semana inteira... mas que falta de sincronismo