gostou?

gostou?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Faça Você Mesmo

.
inspirada na cris que, como eu, adora esses guias de decoração no estilo "faça você mesma" e, como eu, está no processo de rearrumação da casa, pensei: caramba! eu bem que aprendi (apanhando!) um bocado com essa estória de mudança e a casa está ficando bonitinha... por que não passar dicas adiante?
paralelamente a isso queria mesmo apresentar minha casa pra irmã que vinha e acabou não podendo vir... fiz umas fotos pra mostrar...
seguem as fotos, e as dicas.

inspirem-se e me dêem dicas também!

1. o quarto.

mistureba de tecidos podem dar um ar interessante! eu tinha um retalho floral super bonito que era a cortininha de um basculante do ap anterior. deu pra uma fronha. voltei na loja, era um tecido antigo, importado, não tinha mais. mas tinha um poá lindo... porque não misturar? pra completar, tinha comprado um tecido listrado para aplicar na parede do corredor, que não ficou bom. mas era tecido à beça... virou lençol! então eu tinha três estampas diferentes que até combinavam, mas daí a colocar meus edredons coloridos (um laranja, outro azul celeste!) junto daquele carnaval ia ficar demais...
uma visitinha à mmartan. caaara... valeu a pena comprar uma capa pra edredom (aproveitei os que já tinha) e uma saia liiinda pra cama, que valeu o preço.

quanto ao armário, vale à pena garimpar em brechós de antiguidades! esse é de jacarandá, quatro portas+cristaleira+gavetões, talhado à mão e metade do preço das madeiras prensadas da tok stok. e o ar antiguinho ficou bem com a sanca!

2. a sala.

essa ainda não tá pronta. mas já dá pra dizer algumas coisas: sofá novo com almofada velha? troca as capas e (como no caso da cama) a mistureba também cai bem! as lojas costumam ter promoções de capas de almofadas no fundo das prateleiras. essas são da casa & video e da vecchio novo.

no detalhe, frufrus que ficam bonitinhos na parede. esse foi feito com arame (importante ter um bom alicate de corte e um outro de bico redondo pra fazer a curvinha) pintado com esmalte (de unhas mesmo!) um nó de cipó que se compra em loja de plantas, baratinho, e uma velinha floral que colei com cola branca mesmo.

problemas de mofo nas paredes podem ser resolvidos também. principalmente no rio que não para de chover. primeiro, um pano com água sanitária pra matar os fungos. depois coloca uma caixa de giz (de quadro negro mesmo) aberta bem embaixo de onde está mofado. esse na verdade ainda não experimentei. mas me garantiram e farei em breve, pois minhas paredinhas que passaram por uma obra há menos de 1 mês já dão sinal de pretume... aff.

paredes coloridas. amo! mas no meu caso, veio na sala do apartamento uma parede de azulejos portugueses! fofa. mas eu ainda queria alguma coisa... fiz só uma tarja azul no tom dos azulejos na parte de cima deles (não fiz foto...!) e no restante das paredes uma camadinha fina de textura (a textura mais fininha que tem, não é daquelas cafonas, só dá uma aveludada na parede) na cor dela mesmo, que é meio gelo. isso foi bom porque a parede estava meio irregular e, com a textura, não precisou emassar. nem pintar. o que barateou em material e menos 4 dias de obras! e ainda, diferentemente do quarto que já deu o tal sinal de mofo, protege melhor da umidade. essas ainda não deram o sinal das bolhinhas, nem amarelado, nem nada.

3. a cozinha.

essa margarida divertida é de um material tipo aquelas mãozinhas que a gente tinha quando era criança que grudava na parede. ficam em qualquer superfície lisa e dão um charme pros cantinhos. servem também para seus amigos espalharem pela casa dando a cara e o jeito deles. bom, pra eles é divertido... existem várias figuras, várias cores. essa é da arkana.

em apartamentos alugados você não vai encarar uma mega obra, certo? e cozinhas geralmente são de azulejo e geralmente eles não estão num bom estado, ficam pretinhos, entre um e outro... vale a pena rejuntar! esses eu nem fiz o rejunte mesmo, passei uma tinta chamada zapt que vende em loja de materiais de construção. ela já vem com o bico aplicador. você passa, deixa secar e tira com uma esponja. é meio chatinho, mas vale muuuito à pena! vê só se não parece novinho!

outra coisa que amo são os ímãs com frases divertidas. meu preferido é o "putz" da imaginarium, que serve de lista de compras ou, no meu caso, também para os amigos caçoarem de mim... e é claro que ímã com telefone de pizzaria ou farmácia 24h é importante. mas vai, são feinhos. esses, ficam escondidos na lateral da geladeira que dá pra parede.

prateleiras. (não fiz foto da minha...!) adoro. na cozinha pode ser pra pôr porta temperos, vidros de mantimentos (amo!), uma louça incrível, qualquer coisa. mas atenção!! procure reparar se a parede que você vai furar fica perto da passagem da água! e, mesmo se achando esperta por reparar, veja se, ainda que seu furo seja depois da torneira e depois do registro, não existe por exemplo a possibilidade de ter ligação com a torneira do tanque (faça o que eu digo, não faça o que eu fiz!)... confesso que levar um jato d'água na cara de surpresa não é tão engraçado quanto as cenas dos trapalhões que a gente gostava quado era criança. ao vivo não é.

;)

bom, por hoje é só!

ainda tem o hall, o banheiro e o escritório. mas esses eu posto outro dia.

quanto aos dias "gastos" nessa brincadeira, afirmo que vale a pena. distrai, mantém a forma (experimenta plainar uma porta!) e deixa tudo com o seu jeito... coragem, vai! experimenta e me conta. vamos tricotar que eu amo brincar de casinha!

.

5 comentários:

Cris Ebecken disse...

ê delícia!!! e eu jurava que vc tinha feito o rejunte pra cozinha estar tão bonitinha! (rs)

Unknown disse...

tb quero brincar de casinha. Dá um trabalhao mas e felicidade na certa depois. E um orgulhinho de ter feito com as proprias maos!!!

F. disse...

que delícia... quero conhecer a casinha...

tati disse...

cris,
se vc quiser, ainda tenho uma "zapt" aqui... branca.

Raoni disse...

"servem também para seus amigos espalharem pela casa dando a cara e o jeito deles" - mesmo quando eles se comportam como crianças e resolvem escolher os lugares mais inusitados para exercitar sua criatividade.