gostou?

gostou?

terça-feira, 15 de julho de 2008

Coisas do Rio de Janeiro

e da letra do paulinho:

Olá, como vai
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranqüilo, quem sabe?
Quanto tempo...
Pois é, quanto tempo...
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios...
Qual, não tem de que
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo, talvez
Nos vejamos, quem sabe?
Quanto tempo...
Pois é, quanto tempo...
Tanto coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso
Beber alguma coisa rapidamente
Pra semana...
O sinal...
Eu procuro você...
Vai abrir!!!
Vai abrir!!!
Eu prometo, não esqueço, não esqueço
Por favor, não esqueça
Adeus...
Adeus...


aí li hoje no "banalogias" do francisco bosco (filho de joão - o livro é delícia... analogias das banalidades... tô curtindo)
transcrevo:

"pois para muitos cariocas, que já estão mais do que familiarizados com o diálogo, e talvez sobretudo para os não-cariocas, que constataram perplexos o encaminhamento futuro dessas promessas, essa figura linguística acaba por se configurar como uma situação de constrangimento.
(...)
mas o que faz com que a situação seja experimentada por muitos como constrangedora é justamente o entendimento desse não-dito, dessa promessa que sabemos sem fundos ("te ligo, com certeza"), como sendo uma mentira. fulano disse que ia ligar, mas não ligou: mentira, portanto. pior: fulano assegurou que ia ligar, enfatizou, sublinhou a promessa com todas as inflexões e entonações da convicção. mentira ainda mais grave, gravíssima.
entretanto tudo muda se pensarmos o recalcado do diálogo, o não-dito, não como uma mentira, mas como um modo indireto de verdade. assim, o horizonte em que a promessa passa a ser verdadeira não é mais a sua efetivação posterior, mas o que, dentro dela, vibra afetivamente: "te ligo" passa a significar "gosto de você", "vou ligar com certeza" traduz-se por "gosto muito de você", e assim por diante, a intensidade afetiva aumentando à proporção das entonações e expressões de segurança. fernando pessoa dizia que "a linguagem pode mentir, mas a voz não."
(...)
uma amizade intensa passa de um estado de intimidade diariamente atualizada - conversas frequentes, presença física constante, confissões, vidas em permanente comunicação - para um estado de amizade em que a distância se interpõe e dispersa as trajetórias dos amigos, porém algo da intimidade da outra configuração resiste a essa nova forma e se mantém intenso, incólume à distância. esse "algo da intimidade" se transforma em um afeto constante que, adormecido e escondido pela distância, emerge efusivamente na presença do amigo.
(...)
perde-se a intimidade, já não se sabe tão bem da vida do outro, mas fica, incorruptível, o afeto, que vem à tona nos encontros fortuitos.
(...)
doravante a amizade é isso: o afeto efusivo, a alegria dos encontros fortuitos - que entretanto tenderia a perder a efusão se se tentasse um movimento restaurador. o recalcado do diálogo, o não dito, se forma nesse ponto: é que seria duro demais trazer à tona o núcleo de perda e de impossibilidade que se encontra na formação de um afeto tão positivo, tão efusivamente manifestado. opta-se por escondê-lo, e para tanto faz-se necessário mascará-lo com a promessa da restauração: "vou te ligar". quanto maior a consciência - ou a intuição - da impossibilidade, e de quanta perda ela encerra, maior a necessidade de mascaramento: "vou te ligar, com certeza."
assim, curiosamente, quanto maior a mentira, maior a verdade."




bom, palavras já há muitas por aqui.
outro dia eu faço meus comentários sobre.
mas recomendo o livro. e paulinho da viola, sempre.

.

4 comentários:

asdantas disse...

então eu acertei!

Anônimo disse...

que texto ótimo!
bjs
tô de volta ao quem sou essa. té.

Unknown disse...

caiu como uma luva minha semana mil por hora, caos total. mas, enfim, ja to aprendendo que daqui a pouco poderei voltar a dizer "olá, tuo bem". eu vou indo em busca do futuro e vc??????

Unknown disse...

só mais um comentário depois de devorar todos os posts: tu é phoda!!!!!!! bjooo