gostou?

gostou?

segunda-feira, 18 de junho de 2012

DEZ


dez dedinhos é a primeira conta que se aprende a fazer na mão, já que toda a turma na sala de aula tem igual. em tese todos temos dez dedinhos embora já se chegue a presidente mesmo sem que seja assim, não vem a ser ponto determinante.

dez por cento. de faltas, é menos do que se podia ter na adolescência, no colégio, e ainda assim parecia pouco. dez por cento de faltas hoje é muito mais do que se pode ter. pois as faltas de gente grande são outras e nós mesmos é que somos os responsáveis por cobrá-las. dez por cento no entanto nem se parece tanto ao se comparar com cem. mas é parte determinante quando se conquista, em cifrões, esse valor além.

nota dez. grau máximo, tudo o que se quer pós desfile de escola de samba: dez, nota dez. na prova, no desfile de miss, no karaokê, no quesito de zero a dez todos querem chegar ao máximo. miss sunshine não conseguiu e era bem mais que dez, mundo injusto, esse nosso. digo, esse, dos filmes.  

a camisa dez atualmente perdeu um bocado a importância, mas já foi símbolo das maiores estrelas futebolísticas do país. dez era camisa de rei. hoje fazem pouco caso, trocam por cifrões em poucos meses, mas essa história é outro papo que não vale a pena entrar agora...

dez foram os ditos que moisés recebeu pra contar pra todo mundo. e não é que todo mundo acreditou? e até hoje? quer dizer, hoje em dia tem gente que nem sabe e nem quer saber. tem os que já não dão mais atenção. tem os que chamam de tábua de lei a madeira chique da mesa de jantar. outros tempos.

e as listinhas que todo mundo quer fazer: top dez melhores músicas, top dez melhores filmes, viagens, livros, discos... quem são os seus top dez?

dez mil anos. é vida longa, muito longa. e há quem diga, em música, já haver vivido lá. ou melhor, ter nascido lá. será? será, raul, será?

e dez meses?

dez meses é mais do que uma gestação humana e é menos do que uma volta inteira da terra em torno do sol. dez meses.  
em dez meses de convivência você já conhece um tanto. e ainda se surpreende. você já sabe agradar. e ainda erra na dose. você está começando. e já caminhou um bocado.
dez meses é também tempo suficiente pra se querer abandonar um plano, desistir de um sonho, enjoar da cara de alguém.  

ou não.